REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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PALESTRA SOBRE AUTISMO: UMA EXPERIÊNCIA DE MICHELE MALAB

EVA ZAN PEREIRA, Maria de Lourdes da Silva Riquetti

Resumo


O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação. Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento do autismo. Confira: Sexo; Histórico familiar; Idade dos pais. Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles. Entre os grupos de sintomas que podem afetar uma pessoa com autismo estão:Interação social. Resposta a informações sensoriais. O autismo pode estar associado a outros distúrbios que afetam o cérebro, como a Síndrome do X frágil, déficit intelectual e esclerose tuberosa. Algumas pessoas com autismo podem, também, desenvolver convulsões. O estresse de lidar com o autismo pode levar a complicações sociais e emocionais para a família e os cuidadores, bem como para a própria pessoa com autismo. Por isso, acompanhamento psicológico tanto para um, quanto para o outro é essencial. Não existe cura para autismo, mas um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado,que melhora muito a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma programação altamente estruturada de atividades construtivas. Os recursos visuais geralmente são úteis. O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado. Sobre a Palestra da Michele Malab. Sobre abordar esse tema , sob a lógica de relato de experiência, tivemso na III Semana de Pesquisa e Extensão dos Cursos de Saúde da UNIVERSO-BH,a presenaça de Michele Malab,que desde a sua infância,era amante das letras, o que contribuiu para que se torna-se uma escritora nata. Michelle Malab foi diagnosticada com Síndrome de Asperger já na fase adulta, anos após,seu filho  teve o mesmo diagnóstico.A escritora relata que nesse momento deparou-se com a falta de tratamentos eficazes e poucos profissionais capacitados na área fato esse que instigou ao a estudo sobre a síndrome, tornando-se co-terapeuta no tratamento do filho. Durante anos de estudo passou administrar palestras sobre autismo e organizar seminários sobre o tema, trazendo os melhores métodos e tratamentos que visam dar às pessoas com autismo as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento. É militante na luta pelos Direitos das Pessoas com Autismo e, em particular, no que se refere a inclusão escolar efetiva e humanizada. O autismo do filho acabou por lhe trazer também um conhecimento sobre o assunto e sua experiência compartilhada na palestra ampliou a visão dos participantes sobre atemática.



ISSN 2179-1589

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