REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Reflexões sobre o Quase-Mercado Educacional Brasileiro e a Popularização da Ciência Enquanto Projeto de Nação

Alessandra Machado Carlo, Cristian Correna Carlo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar a possibilidade de estar em curso uma gradativa redução da presença dos conteúdos científicos na formação do egresso das instituições privadas de ensino superior no Brasil. Partindo de uma revisão bibliográfica, elaborou-se um questionário para entrevista de uma amostra não probabilística de professores de faculdades privadas de Belo Horizonte - MG. Os resultados apontam para uma possível redução da importância do papel dos conteúdos científicos na formação do perfil do egresso, em parte motivada pelas estratégias mercadológicas de um quase-mercado educacional mais preocupado com a função utilitarista do ensino superior dentro de uma perspectiva liberal da função educacional.

.

 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO