REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: uma análise de acadêmicos do curso de Educação Física.

Maria Pacheco Pena, Danilo Solon Mariz Santos, Maurício Turci de Lima, Pedro Henrique Bahia Cândido Dias, Francielton Mariano de Sena, Caique Uriat Silva Machado

Resumo


Destaca-se em estudos relacionados ao tema primeiro socorros, que esse processo se constitui de uma série de procedimentos de emergência, simples, imediatos e provisórios que se dá a uma vítima que sofra um acidente, um mal súbito, ou mesmo se envolva em situação através da qual ,coloque  sua vida em perigo.Desenvolver ações de  primeiros socorros,pode ser necessário em  ambiente pré-hospitalar ou hospitalar, utilizando-se, para cada situação, técnicas próprias até a chegada de um profissional habilitado. O atendimento relacionado a urgências e emergências requer treinamento teórico e prático, possibilitando o desenvolvimento de  habilidades e competências para uma atuação segura e de qualidade, evitando comprometer a estabilização da vítima. Entre as situações que considera-se imprescindível uma atuação competente e eficaz, pode-se destacar a parada cardiorespiratóriaSob a lógica da importância do conhecimento de primeiros socorros para profissionais de educação física, esse estudo foi desenvolvido durante o desenvolvimento da disciplina de primeiros socorros para acadêmicos do referido curso.Enquanto questão inicial havia a intenção de se identificar a importância do conhecimento sobre primeiros socorros na prática do profissional de educação física.METODOLOGIA:Tratou-se de um estudo sob abordagem qualiquantitativa através da revisão de bibliografia e aplicação de questionário estruturado em academias e instituição de ensino médio e também junto aos profissionais que atuavam como personal trainer..OBJETIVO:Buscou-se identificar , através de visita in loco , interlocução com o responsável técnico e profissionais de educação física inseridos nas ações, se esses espaços e profissionais, estavam preparados para atender situações que demandassem ações de primeiros socorros, se existia protocolos para atendimentos de parada cárdio- respiratória, se existia uma caixa de emergência que tivesse equipamentos básicos para primeiros atendimentos, quem atendia as situações de urgência e emergência, se existia uma ação de  identificação de riscos e medidas de prevenção associada e se o profissional de educação estava treinado para atuar em primeiros socorros.Buscou-se também identificar se o profissional de educação física se sentia preparado para atuar em primeiros socorros, se a escola contribuiu para esse preparo e se houve interesse do profissional em  buscar a educação continuada nessa área.RESULTADO:Após  análise dos dados coletados e contextualização em sala de aula, pode-se identificar que as academias  , espaços escolares e o próprio profissional de educação física, ainda não estão devidamente preparados para atender as situações de maior complexidade e que requerem primeiros socorros.Existe uma fragilidade nos processo de capacitação em serviço e atualização de técnicas, assim como a implantação de protocolos que orientem as ações.Destaca-se que não identificou-se nenhuma caixa de emergência com todo o material necessário para uma composição de qualidade.Foram identificados relatos de eu na formação a disciplina de primeiros socorros não é valorizada, com carga horária insuficiente para uma formação que desenvolva habilidades e competências para atuação.Percebeu-se uma lacuna nas ações de prevenção de acidentes  e que os sistema que faz a fiscalização também não tem um foco para as questões de acidentes.CONSIDERAÇÕES:O acadêmico deve ser estimulado a desenvolver aderência não só aos preceitos específicos da disciplina, mas também sobre o significado da mesma em sua prática profissional, despertando no acadêmico e futuro egresso uma visão sistêmica sobre suas responsabilidades para com sua clientela que perpassa a promoção da saúde, a prevenção de doenças e também o atendimento de intercorrências relacionadas às ações orientadas, acompanhadas e desenvolvidas sob sua competência técnica.




ISSN 2179-1589

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