REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Métodos Ativos para Educação

Taciana Carvalho Lima

Resumo


O presente trabalho é uma reflexão sobre processos de aprendizagem, realizado através de uma revisão da literatura sobre métodos ativos para a Educação.  Jean Piaget já enfatizava a importância de métodos diversificados para um aprendizado mais significativo nos primeiros anos de vida. Ele descobriu que os princípios de nossa lógica começam a se instalar antes da aquisição da linguagem, através da atividade sensorial e motora em interação com o meio. Segundo a teoria de aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de uma situação de mudança. Diante disso, aprender é saber se adaptar a novidades. O professor do século XXI é desafiado a acompanhar as mudanças tecnológicas que atingem as salas de aulas e estudantes e entender que o ensino se realiza quando o estudante aprendeu, e para isso, as aulas expositivas, por melhores que elas sejam, não é o melhor meio de aprendizado para o aluno. Nas novas metodologias ativas de aprendizagem os papeis do professor e aluno são de certa maneira invertido, onde o professor estimula o estudante a aprender a aprender e produzir saberes, se tornando o agente mediador nesse processo. 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO