REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 3 (2018)

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DISCRIMINAÇÃO SOCIAL, RAÇA, CREDO RELIGIOSO, CLASSE SOCIAL

Lucinete Duarte dos Santos Duarte Santos, Márcia Alves Santana Alves Santana, Izabel Tereza Lemos Tereza Lemos, Jéssica Oliveira Santos Oliveira Santos, Liene Kifer Jales Rodrigues Kifer Rodrigues, Ludmila Patricia da Silva Sabino Patrícia Silva, Karla da Silva Melo Silva Melo, Felipe Petrocchi Passos de Lima Petrocchi Lima

Resumo


De acordo com o dicionário Aurélio o significado de discriminação é: “Estabelecer diferenças. Colocar algo ou alguém de parte. Tratar de modo desigual ou injusto, com base em preconceitos de alguma ordem, notadamente sexual, religioso, étnico,intelectual,gênero, ou  social. Afastar-se ou colocar-se à parte”.Mesmo nos dias de hoje, na era da informação e globalização,identificamos fatos que retratam a discriminação e isolamento de indivíduos considerados diferentes ou fora de padrões historicamente construídos. A sociedade convive com o mito de que não há discriminação, porém,todos os dias  pode-se identificar exemplos do contrário nas escolas, no trabalho, nas redes sociais, nas empresas, e nos diversos meios de convivência. Além disso, presencia-se situações nas quais as pessoas são discriminadas não só pela cor da pele, mas pela roupa que vestem, pelo modo que falam,pelo biotipo.pela crença adotada ou pela casa onde moram. Nem todo preconceito gera uma discriminação. Mas toda discriminação parte de um preconceito. É necessário que se contextualize os  preconceitos a fim de que eles não se transformem em discriminação. A discriminação quando não auto-criticada ou bem resolvida pela vítima, pode desencadear fobias e situações problemas de diferentes ordens. A não aceitação das diferenças é problema tanto patológico como baixa inteligência e falta de caráter. Ou uma combinação das três coisas. Objetivo:O presente estudo buscou identificar  concepções teóricas a respeito das diversas vertentes da discriminação e suas várias facetas com bases em pesquisas bibliográficas que traziam a  historicidade dos processos de desagregação social e suas relações. Metodologia: Para esse trabalho foi feita uma pesquisa com a abordagem qualitativa através de revisão de artigos relacionadas ao tema, consultada as bases de dados BVS e Sciello, foram utilizados oito artigos para a contextualização do tema exclusão e discriminação social. Resultados: As informações adquiridas no desenvolvimento do presente estudo, através das leituras realizadas e analisadas,permitiram identificar a  necessidade e proposta incisiva de se  debater e orientar todas as questões relacionadas a discriminações, apresentando categoricamente o benefício que a extinção desse comportamento será relevante não só para a sociedade em geral, mas para nosso próprio crescimento. Observou-se que  várias formas de preconceitos podem levar a diversas maneiras de discriminação, injustiça  e sofrimento social. Diante de tantas indagações é importante salientar que deve-se tomar como primordial a tarefa de sempre deixar claro numa prática rotineira, o abandono a qualquer forma de preconceito e  atuar com atividades interdisciplinares, sempre na primazia de combater o bom combate, na luta por uma sociedade mais fraterna, igualitária e aberta ao diálogo na procura interminável pela paz social, do contrário a discriminação e os males decorrentes desta prática se perpetuarão e os principais grupos da sociedade alcançados por eles jamais terão real igualdade social. Conclusão: Ao analisarmos as informações que tratam o preconceito enquanto elemento norteador de discriminações, pode-se considerar a importância de tratar temas transversais na formação universitária, pois esse processo pode ampliar a consciência sobre uma formação não apenas técnica , mas também sob a o viés da cidadania e fortalecimento da consciência social, locos de nossas intervenções.Pretendemos com o resultado desta pesquisa, sugerir alternativas e possibilidades de trabalho de forma contextualizada e interdisciplinar, objetivandocontribuir para uma melhor convivência acadêmica que certamente refletirá no mundo profissional.

PALAVRAS- CHAVES: Discriminação; Preconceito; Educadores; Saúde; Sociedade.




ISSN 2179-1589

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