REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 3 (2018)

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Intervenção: Eventos Adversos

Lucinete Duarte dos Santos Duarte Santos, ANTUNES, Alice Tamara Gonçalves Tamara Antunes, ARAUJO, Ana Pires de Pires Araújo, REIS, Ingrid Tatiana Vieira Dos Tatiana Reis, NUNES, Larissa Bruna Cunha Bruna Nunes, GONÇALVES, Patrícia Cristiane Cristina Gonçalves, LEMOS, Yasmim Rodrigues Rodrigues Lemos, LOPES, Victor De Souza Souza Lopes, PENA, Maria do Socorro Pacheco Socorro Pena, Poliane Ribeiro

Resumo


O presente estudo originou-se de  trabalho realizado por acadêmicos de enfermagem do sexto período, ao desenvolver ações práticas da disciplina Vivências em Enfermagem III.O local do planejamento e realização da ação foi na unidade de internação cirúrgica e a demanda da coordenação de enfermagem foi relacionada ao tema: eventos adversos.O evento adverso é definido como qualquer ocorrência desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento de um determinado procedimento, que não possui necessidade, relação causal com esse tratamentoOs eventos adversos colocam em risco a segurança do cliente e dos colaboradores, assim como implicam na ruptura da qualidade assistencial.As novas orientações com relação aos eventos adversos tem uma configuração de identificar, trabalhar as causas e garantir um ciclo de melhoria contínua a partir de análise de dados notificados, que devem orientar e subsidiar um comportamento preventivo e uma cultura de segurança.A ação realizada pelos acadêmicos foi um jogo didático que abordava o que são eventos adversos, e a importância de notificação dos mesmos. A elaboração do trabalho foi concretizada sob a lógica da observação e análise de uma realidade concreta e planejamento de intervenção acadêmica. OBJETIVO: Sensibilizar os colaboradores sobre a importância de: desenvolvimentos de ações sob a lógica da segurança e a notificação de eventos adversos . METODOLOGIA: Revisão de Bibliografia e Pesquisa-Ação, subsidiada pela metodologia da problematização e passos sistematizados através de cinco etapas do Arco de Manguerez, que são: observação da realidade, identificação dos problemas chaves, teorização, hipótese de solução e planejamento, aplicação- execução da ação prática. RESULTADOS: Uma revisão sistemática realizada em 2008 sobre a ocorrência de eventos adversos em pacientes internados revelou que 1 em cada 150 pacientes hospitalizados morre em consequência de um incidente, estudos comprovam que eventos adversos ocorridos em ambiente hospitalares foram associados ao cuidado cirúrgico, o que torna relevante a ação em unidade de atendimento ao paciente cirúrgico. Apesar de todos os avanços no âmbito da segurança do paciente, o erro humano é um dos fatores que se destaca e que envolve profissionais da saúde das instituições hospitalares, a falta de compreensão sobre o erro pode acarretar para o profissional envolvido, culpa, medo e sentimento de vergonha, o que torna relevante uma ação voltada para sensibilização da notificação enquanto um processo de influenciar nas ações preventivas e corretivas.Os profissionais de enfermagem envolvidos na dinâmica, através de jogo objetivando instruir e identificar o conhecimento e envolvimento do profissional , possibilitou identificar que a equipe necessita de maior capacitação e sensibilização com relação a eventos adversos e o significado de uma equipe engajada na cultura da segurança. CONSIDERAÇÕES: A segurança do paciente no ambiente hospitalar dever ser valorizada, nos hospitais, a chance de erro acontecer é elevada pelo fato de que a prestação de serviços está ligada a complexas interações entre pessoas, instalações, equipamentos e medicamentos. O enfermeiro, enquanto líder da equipe deve ser responsável, deve estar atento à organização setorial, capacitação da equipe, promovendo assim estratégias multidisciplinares que promovam maior impacto na segurança dos processos implicados na assistência de sua clientela.Estabelecer uma agenda e estratégias ativas de capacitação faz-se necessário para fortalecer o perfil da equipe assistencial.

 Palavras-chave: Notificação, evento adversos, profissionais, práticas pedagógicas , educação em saúde.




ISSN 2179-1589

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