REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Utilização do software Trello para implementação do método Scrumm

Constantino Veríssimo dos Santos Filho, Pedro Henrique Tadeu de Carvalho

Resumo


Trello é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas, que segue o método Kanban, ferramenta de gestão que visa aumentar a eficiência da produção e otimizar seus sistemas de movimentação, produção, realização de tarefas e conclusão de demandas, muito usado no desenvolvimento de rotinas de atividades. E essa ferramenta, por sua vez, segue o princípio do método Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos. O Trello permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos estabelecer os apontamentos dos diversos projetos existentes, por meio de colunas, e que serão gerenciados. Outro aspecto importante, é a capacidade do estabelecimento de uma gestão compartilhada com membros da equipe. O gerenciador de tarefas do Trello permite a criação de diversos quadros (Projetos A, B ou C) e colunas, sendo divididos por status da tarefa (A fazer/ Em Andamento/ Revisão/ Concluído). Dentro de cada coluna é possível adicionar um ou mais cards, que se configura como cartões que contêm descrição das tarefas a serem realizadas. Pode-se considerar que o Trello é uma ferramenta simples, fácil de manusear, visualmente agradável e gratuita. Com essa ferramenta a tarefa pode ser facilmente organizada e monitorada por uma única pessoa ou por toda a equipe, permitindo que a equipe saiba exatamente o quanto falta para uma determinada tarefa ser concluída.

 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO