REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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PGRSS – CONSCIENTIZAÇÃO DO DESCARTE CORRETO

EVA ZAN PEREIRA

Resumo


PGRSS – CONSCIENTIZAÇÃO DO DESCARTE CORRETO

 

DISCENTES:  OLIVEIRA, Julia Cristina¹ FERNANDES, Danielle Pereira Silva¹

VIEIRA, Igor Sidrach de Miranda²

 

ORIENTADORA: Professora PEREIRA, Eva Zan³

 

De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e a Resolução CONAMA no 358/2005, são definidos como geradores de PGRSS todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para a saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento, serviços de medicina legal, drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde, centro de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro, unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura, serviços de tatuagem, dentre outros similares. Grupo A – engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. Grupo B – contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros. Grupo C – quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia etc. Grupo D – não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc. Grupo E – materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares. Objetivo: Orientar os profissionais da UPA sobre a importância do descarte correto dos resíduos e desenvolver uma ação em campo de forma a colaborar com a organização relacionada aos resíduos de serviços de saúde. Metodologia: O presente estudo, trata-se de relato sobre uma intervenção, em campo de estágio. Foram revisados 03 artigos sobre o tema e elaborado destacou-se enquanto necessidade do setor, uma revisão dos processos de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde e capacitação dos colaboradores. Estudos apontam que o PGRSS necessita capacitar e atualizar os profissionais de saúde, com destaque para os profissionais de enfermagem, haja vista que estes executam cuidados integrais aos pacientes e manipulam materiais contaminados com agente biológico. Optamos por realizar um treinamento com pré-teste e pós-teste e orientar e mostrar as lixeiras corretas de descartes, e fixamos cartazes em cima das lixeiras para orientar os descartes. Resultado: Participaram do treinamento 10 profissionais, foram realizados 10 pré-testes com 70 % de acertos e 30% de erros. Após a contextualização sobre o tema foi realizado o pós-teste com 10% de erros e 90% de acertos. Entregue 20 cartilhas, fixados 7 informativos sobre grupos de resíduos e formas de descarte. Os colaboradores que participaram do processo profissionais foram atenciosos, educados e tentaram entender a importância do descarte correto não só como um custo para a instituição, mas também como uma forma de preservar o meio ambiente em que vivemos.

 

PALAVRAS- CHAVES: DESCARTE CORRETO, RDC 50, PGRSS

 

¹Graduandas do Curso de Enfermagem da Universo. ¹Graduanda do Curso de Enfermagem da Universo

²Preceptor do Curso de Enfermagem da UNIVERSO-BH

³Docente da Área de Biomédica da UNIVERSO-BH


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ISSN 2179-1589

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