REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 3 (2018)

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Business Intelligence e tomada de decisão

Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti, Felipe Alberto Herton Célio Cunha Santos

Resumo


O Business Intelligence (BI) pode ser descrito como processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. São processos orientados pela tecnologia mas também envolve teorias, metodologias e estruturas que transformam dados brutos em informação para apoio aos processos de tomada de decisão.

Pode – se dizer, simplificadamente, que as ferramentas de BI tratam conjuntos de dados gerando relatórios, resumos, gráficos, mapas, etc. com o objetivo de oferecer informações detalhada para os responsáveis pela tomada de decisão nas organizações.

O BI não é exclusividade de grandes organizações, seus processos também podem ser utilizados por organizações de pequeno e médio porte como apoio as diferentes situações de tomada de decisão.

Apesar das descrições do BI enfatizarem o tratamento de dados e a geração de informação, são sistemas voltados às pessoas, pois além das funções voltadas aos dados, permitem a interpretação do contexto o que oferece melhores condições para tomada de decisões.

Os gestores podem se beneficiar da possibilidade de cruzamento automático de dados que permite acessar os indicadores com clareza ainda não oferecida antes.

As ferramentas de BI devem permitir resultados como o desmembramento de informações facilitando a interpretação de dados em várias dimensões de análise. Outro resultado importante é o mapeamento de perfis por setor, para descobrir a existência de padrões que se repetem com o tempo. A descoberta de padrões permite realizar análise preditiva que permite prever ocorrências e a orientação de novos investimentos.

O uso adequado das ferramentas de BI permite suporte à tomada de decisão em diversos aspectos do negócio.




ISSN 2179-1589

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