REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 3 (2018)

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Data Mining e Sistemas de apoio à decisão

Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti, Demétrios Onofre Pereira Torres

Resumo


O início da mineração de dados, ou Data Mining, data dos anos 1980. Os responsáveis pela mineração começaram a observar com mais atenção os grandes volumes de dados que se encontrava estocados nas empresas, mas que não eram aproveitados.

O Data Mining no início baseava – se na atividade de extração automatizada de informações a partir de gigantescas bases de dados. Atualmente outras atividades encontram – se incorporadas ao Data Mining. Primeiro se faz uma análise dos dados com o objetivo de identificar as necessidades reais e hipotéticas de cada cliente para que consiga trabalhar de modo mais eficaz o marketing. Análises mais precisas das necessidades dos clientes podem ser geradas com o cruzamento de informações sociais e solicitações de empréstimos e de como o cliente utilizou o item.

Entretanto, apesar da simplicidade da descrição apresentada neste texto, o Data Mining é um processo não trivial de identificar a partir de dados, novos padrões com grande potencial de serem úteis para a atividade de gestão. Embora a exploração dos dados seja feita de modo automático ou semiautomático é um processo altamente cooperativo envolvendo homens e máquinas.

Observa – se que a obtenção desses novos padrões deve ser obtidos por meio de técnicas confiáveis e também validados estatisticamente.

Mas a mineração de dados não se restringe em analisar grandes massas de dados armazenadas e a consequente transformação em informação com o descobrimento de novas relações, que em geral se encontram ocultas. O processo de Data Mining deve ser entendido como uma etapa natural dos processos empresariais e incorporados às empresas.

O principal objetivo da mineração de dados é encontrar de forma automatizada os padrões, anomalias e regras, para transformar os dados em informações que sejam úteis para o processo de tomada de decisão. e/ou avaliação de resultados.




ISSN 2179-1589

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