REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: diagnósticos e intervenções psicossociais como auxílio para crianças com TDAH

Maísys Estephânia Ferreira, Gabriela Pereira de Andrade, Flaviane Cristina de Souza Pereira, Maria Angélica Pinto da Silva, Nádia Fernanda Schmitt Marinho

Resumo


Este estudo foi realizado nos moldes de uma revisão integrativa com o objetivo geral de analisar quais os resultados das intervenções psicossociais no auxílio ao tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como entender a interface diagnóstico-intervenção. Como critérios de seleção da amostra para a redação dos resultados do presente estudo consideraram-se: publicações em periódicos qualificados entre A1 e B3 segundo o QUALIS e artigos encontrados a partir da expressão de busca (tratamento OR intervenção) AND (tdah OR "transtorno do deficit de atenção com hiperatividade") AND (psicossocial OR psicologia), nas bases de dados Lilacs, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados encontrados apontam que as intervenções psicossociais ajudam as crianças a desenvolverem o pensamento reflexivo e as capacidades de planejamento, controle e avaliação, portanto, é possível modificar o funcionamento dos sistemas psicológicos e superar as dificuldades de atenção. Também pode-se observar que a intervenção farmacológica no tratamento de TDAH é colocada como prioridade, enquanto as intervenções psicossociais são colocadas em segundo plano, mesmo que haja reconhecimento e indicação.

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ISSN 2179-1589

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