REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO EM SAÚDE: MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS IMPACTOS NO APRENDIZADO

Juliana Maria Bello Jastrow, Caroline Nascimento de Souza, Italla Maria Pinheiro Bezerra

Resumo


Introdução: As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas metodologias de ensino das instituições de nível superior, desse modo, as relações educacionais seguem junto com as transformações metodológicas geradas pelo impacto das tecnologias digitais. Objetivo: Descrever como as tecnologias digitais influenciam na educação superior e o seu impacto no aprendizado. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América – PUBMED durante o mês de setembro de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no MeSH, e assim montou a estratégia de busca: remote technology and teaching and education. Os critérios de inclusão foram: Artigos completos disponíveis no idioma português, publicados entre 2016 a 2020. Foram excluídas teses, dissertações e revisões de literatura. Resultado: Foram encontrados 2.078 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e da leitura de títulos e resumos, posteriormente realizando-a de forma completa, resultou-se em um total de dois artigos analisados. Discussão: Os artigos analisados mostraram que o uso das tecnologias digitais remotas cresceu nos últimos tempos. E tais ferramentas estão sendo muito utilizadas por instituições de nível superior por conta da pandemia causada pela COVID-19, com isso, foi necessário que as instituições repensassem suas metodologias de ensino, a fim de continuar o processo de aprendizagem com o menor impacto possível. Conclusão: As tecnologias digitais têm se mostrado eficientes na transmissão de conhecimento, tornando assim facilitadora no processo educacional. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Este estudo traz contribuições para a enfermagem no que diz respeito ao processo educacional dos futuros profissionais de saúde, uma vez que suas práticas presenciais se tornaram afetadas e o ensino remoto tem exigido mais dedicação e esforços.

 




ISSN 2179-1589

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