REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DIFICULDADES EM LIDAR COM PACIENTES DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rafaela De Jesus Portugal, Aline De Jesus Garcia, Amanda Arouca dos Santos, Lorena Chaves Moreira, Anny Karoliny das Chagas Bandeira

Resumo


INTRODUÇÃO: A pandemia da Covid-19 tem atingido os profissionais de saúde, em especial os da enfermagem, que estão na linha de frente do combate à doença tornando muitos destes inconstantes psicologicamente. OBJETIVO: Expor a percepção do profissional de enfermagem diante das dificuldades em lidar com pacientes de COVID 19. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência. No período de 04 meses, junto a busca de referenciais teóricos, descreveu-se as vivências frente a reação dos profissionais de saúde, relacionada ao contexto e desafios da pandemia em um hospital de campanha referência de Salvador, numa unidade de terapia intensiva - COVID-19. RESULTADOS: Os profissionais de saúde manifestaram aflições em relação ao ambiente e condições de trabalho, além do medo de adquirir a doença e transmiti-la. Esgotamento físico e emocional, abalo em relação às condições de isolamento do paciente e as perspectivas de tratamento também foram achados importantes. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: O trabalho de capacitação das equipes e de educação permanente são essenciais para manter o convívio dinâmico das equipes viável e potencializar a qualidade de serviço, afinal, devido às jornadas de trabalho extensas torna-se fundamental uma interação clara e saudável entre os profissionais. Tornou-se claro a necessidade do acompanhamento próximo de uma equipe psicológica institucional para atender as demandas desses profissionais. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A pandemia da Covi-19 vem afetando os profissionais da enfermagem, provocando danos na saúde mental. Dessa forma, é preciso reconhecer e fornecer aos mesmos acesso ao acompanhamento psicológico que deve ser viabilizado pelas instituições.




ISSN 2179-1589

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