REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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O USO DA ESCALA DE DOR EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Maria Carolina da Silva Costa, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Satyê Rocha Almada, Rosana dos Santos Costa, Amanda Lucia Barreto Dantas

Resumo


Introdução: Os neonatos criticamente doentes internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal são rotineiramente submetidos a uma série de procedimentos dolorosos, o que tem sido um problema significativo durante a hospitalização, em média são realizados 14 procedimentos dolorosos diariamente. Objetivo: avaliar a aplicação da Escala de Avaliação da Dor no Recém-Nascido pela equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Método: trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram 30 profissionais da equipe de enfermagem atuantes na unidade de terapia intensiva neonatal. Resultados: 25 (83,3%) dos profissionais consideram a dor como quinto sinal vital e 30 (100,0%) consideram importante avaliar a dor rotineiramente, 23 (76,7%) afirmaram conhecer alguma escala para avaliação da dor no recém-nascido. Dos recém-nascidos avaliados 27 (90,0%) apresentaram choro vigoroso ou fraco durante um procedimento doloroso, 23 (76,7%) exibiram face contraída, 28 (93,3%) manifestaram flexão/extensão dos braços, 27 (90,0%) realizaram flexão/extensão das pernas e 21 (70,0%) dos recém-nascidos apresentaram padrão respiratório diferente do basal. Discussão e Conclusão: a avaliação da dor deve ser realizada durante a rotina da assistência aos recém-nascidos, mesmo sabendo de sua importância muitos profissionais não o realizam e não fazem o uso das escalas adotadas pelo serviço. Contribuições e implicações para a Enfermagem: o uso de escalas auxilia a Enfermagem a realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem reduzindo assim o tempo de internação do recém-nascido, é de grande importância que a equipe tenha conhecimento de escalas e tenha a avaliação da dor como um sinal vital.




ISSN 2179-1589

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