REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERFIL DOS MEMBROS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CÉLULA COOPERATIVA - FOCCO

Gabrielle Cristine Vidal Ferro, Vitória Carolina Alves Pereira, Dayane Fernandes Franco, Lúcia Vitória da Silva Assunção de Souza, Rosane Maria Andrade Vasconcelos

Resumo


Introdução: O Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO) foi instituído na Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2012, pela professora Ana Maria Di Renzo. O programa tem como base a metodologia de ensino-aprendizagem da Aprendizagem Cooperativa, que visa diminuir a taxa de reprovação e evasão nos cursos de graduação, auxiliando na criação de grupos de estudo e na formação dos estudantes. Objetivo: Conhecer o perfil dos membros do Programa FOCCO do Campus de Cáceres. Método: Trata-se de um relato de experiência dos bolsistas do programa. Resultados: A seleção dos bolsistas ocorreu pelo edital n° 003/2019- PROEC/UNEMAT no período de setembro a outubro de 2019. O ingresso no programa se deu em novembro de 2019. O edital contemplou 20 vagas para estudantes, dezesseis foram aprovadas. Dessas, 09 eram do curso de Enfermagem, 03 da Medicina, 02 de Educação Física e 02 de Ciências Biológicas. Neste período, duas bolsistas desistiram, uma do curso de Enfermagem e outra do curso de Educação Física. Faz parte da equipe uma coordenadora local, enfermeira e docente do curso de Enfermagem, e um tutor, Fisioterapeuta e docente do curso de Medicina. No programa há 15 células cooperativas. Discussão e Conclusão: Percebe-se uma heterogeneidade dos membros do programa. Isso os faz crescer pela convivência e conhecimentos adquiridos por cada um de forma coletiva. O mais valioso é o poder da construção de metas coletivas, aos quais os esforços individuais potencializam a Aprendizagem Cooperativa ao promover a permanência estudantil universitária. Contribuições para a Enfermagem: Destaca-se a importância que o Programa de Formação de Células Cooperativas possui ao possibilitar a motivação, sinergia, e favorecer laços de amizades que são peças fundamentais para que ocorra o sentimento de pertencimento à Universidade.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO