REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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PROCESSO PARA CERTIFICAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE BELO HORIZONTE COM O SELO NACIONAL DE EXCELÊNCIA E QUALIDADE DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM: INICIATIVA DE UMA LIGA ACADÊMICA

Bárbara Almeida dos Santos Reis, Arthur Guimarães Gonçalves dos Santos, Lucinete Duarte dos Santos Ferreira, Gleiciane Fernanda Passos

Resumo


Durante o segundo fórum abordando as Práticas de Excelência em Segurança do Paciente, em São Paulo, 2018, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) lançou o Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do sistema COFEN, apoiado pelos conselhos regionais de enfermagem. Este acontecimento foi um marco, visto seus objetivos concisos que permeiam a qualidade e a assistência ao paciente, quanto pelas instituições de saúde e agora ampliando e abrangendo as instituições de ensino. O processo em busca pela certificação com o Selo Nacional de Qualidade do COFEN deu-se após a apresentação do projeto realizada na sede do Conselho Regional de Minas Gerais (COREN-MG), em Belo Horizonte, onde a diretoria da Liga Acadêmica em Gestão e Saúde (LAGS) estava presente e viu a possibilidade de submeter o curso de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, campus Belo Horizonte, ao processo de avaliação. A LAGS abarcou com interesse nesta oportunidade frente à certificação e identificou, como oportunidade, uma possibilidade de conquista para o curso de enfermagem, valorizando os processos institucionais e os projetos desenvolvidos pelos discentes matriculados ao longo da graduação. Partindo desse pressuposto, as metas gerais da liga começaram a ser estruturadas e efetivadas. Com isso, surgiram ricas experiências para os ligantes, como a imersão nas etapas a serem cumpridas conforme dispostas no edital, reuniões periódicas para alinhamento da diretoria geral do campus e coordenação do curso, juntamente com alguns docentes e preceptores de estágio que apoiaram durante todo o processo em busca pela certificação, sendo aprovado e certificado em setembro de 2018. A participação efetiva dos membros ligantes foi crucial, demonstrando interesse na busca pela valorização do curso superior à qual estão inseridos e registrando em sua trajetória acadêmica a participação num processo eternizado nos documentos institucionais.




ISSN 2179-1589

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