REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Dandara Cerqueira dos Santos, Enaiê Izabel Barboza de Lima, Priscila Oliveira Leite, Danuza Jesus Mello de Carvalho, Andreia Silva Rodrigues

Resumo


INTRODUÇÃO: O estágio curricular obrigatório apresenta-se como uma ferramenta de aproximação entre a teoria e os serviços, pois viabiliza a pratica de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais apreendidos durante curso, através da articulação dos saberes em um cenário de formação participativo, em espaços extramuros, com a participação de profissionais da área de formação, universidade e comunidade. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas vivenciadas no estágio curricular obrigatório da disciplina saúde do idoso de uma Instituição Privada de Salvador. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem durante o estágio da disciplina Saúde do Idoso realizado no centro social urbano durante o mês de março de 2018. RESULTADO: Visitas aconteceram duas vezes no mês de março, em um Centro Social Urbano do município de Salvador em parceria com a Instituição Superior de Ensino. O público alvo de atendimento era idosos previamente cadastrados na unidade. Neste período os acadêmicos tiveram a oportunidade de trilhar cenários que o fizeram capazes de edificar o exercício profissional na saúde do idoso; aprimorar competências com foco na saúde do idoso com reflexão crítica e transformadora sobre a prática profissional. DISCUSSÃO: Os encontros possibilitaram ao estudante a inserção na realidade, vivenciando a atuação profissional do enfermeiro em seu papel transformador, guiado pela ação e supervisão docente. Foi possível colocar em prática as habilidades e valores adquiridos no componente curricular. CONCLUSÃO: Configura-se como elemento essencial na formação do graduando em enfermagem, pois, dependendo da condução didático-pedagógica, oportuniza a ressignificação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e solidifica as competências profissionais esperadas na área. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Estudo possibilitou refletir sobre a importância de realizá-lo, na graduação em enfermagem, assim indicando a necessidade de se fortalecer os debates sobre essa temática.




ISSN 2179-1589

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