REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO INTERIOR DE RONDÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Dhieniffer Naiara da Silva, Giselly Trevizani de Oliveira, Pâmela Angeli Vieira, Juliana Peixoto dos Santos, Ádila Thais de Souza Ferreira

Resumo


Introdução: No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde – OMS anunciou que o surto provocado pela doença causada pelo Coronavírus é uma emergência de saúde pública de magnitude internacional. Assim caracterizado no dia 11 de março como uma pandemia, um termo utilizado referente à disseminação geográfica e não a sua gravidade. Depois do decretado estabelecido, foram realizadas medidas preventivas para minimizar a disseminação como o distanciamento social, utilização da biossegurança e a interrupção do ensino presencial privado e público. Objetivo: este estudo objetivou descrever a experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de enfermagem, frente ao ensino remoto pela instituição de ensino superior (IES). Métodos: trata-se de um estudo descritivo na modalidade de ralato de experiência, realizado por meio da percepção dos acadêmicos de enfermagem durante o período de ensino através da plataforma online. Resultados: durante o período de pandemia a IES prontificou-se em dar continuidade no ensino através da modalidade remota, sendo execultada por meio da plataforma Google Meet e com aulas práticas presenciais em suas dependências, obedecendo aos critérios de segurança. A continuidade das aulas práticas foram desenvolvidas por agendamentos de laboratórios após a divisão da turma em grupos menores. Conclusão: Essa prática de ensino a distância possibilitou uma nova visão do que estavámos acostumados. Contudo, proporcionou a continuidade do conhecimento, evidenciando que devemos estar preparados para as mais diversas situações, sob o qual podemos vivenciar ao longo da vida profissional.

 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO