REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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AVALIAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: MODELO TEÓRICO

Carla Cardi Nepomuceno de Paiva, Rosangela Caetano

Resumo



Introdução
: O plano teórico de natureza técnica-operacional que subsidia a racionalidade de programas e políticas é denominado Modelo Teórico. Nem sempre, contudo, este plano está explicito nos documentos governamentais. A elaboração de um modelo, enquanto esquema visual, permite a compreensão e descrição da teoria do programa. O modelo apresentado foi uma das etapas de uma pesquisa avaliativa de doutorado em andamento. Objetivo: Identificar os elementos do arcabouço teórico da política de atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva na Atenção Primária à Saúde (APS), e sistematizar um modelo teórico para esta atenção. Método: O modelo teórico foi construído a partir de pesquisa documental e de revisão de escopo. A pesquisa documental possibilitou identificar as normativas que regulamentam a estrutura e o processo da atenção à saúde sexual e reprodutiva na APS. A revisão das pesquisas avaliativas sobre o tema auxiliou a compreensão dos componentes, domínios e do contexto. A sistematização das informações coletadas contribuiu na estruturação do modelo teórico. Resultados e Discussão: O modelo teórico é formado pelo componente da Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva, que engloba as atividades educativas, acolhimento/aconselhamento e abordagem individual e familiar; e pelo componente da Assistência Clínica, que contempla ações de prevenção e diagnóstico; tratamento, acompanhamento e encaminhamento para outros serviços; vigilância em saúde e gestão do cuidado. O modelo teórico, ajudou na elaboração da matriz avaliativa e dos instrumentos de coleta de dados. Contribuições e implicação para enfermagem: O modelo teórico forneceu uma compreensão das ações, da estrutura e dos componentes que favorecem a operacionalização da atenção à saúde sexual e reprodutiva na APS. Esse conhecimento é pertinente para enfermeiros e que atuam nesse nível de atenção. Adicionalmente, estudantes, pesquisadores e gestores do campo da saúde pública podem fazer uso do modelo para propor novas perspectivas avaliativas desta atenção na APS




ISSN 2179-1589

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