REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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Gamificação como metodologia de ensino no contexto da COVID-19: relato de experiência

Rafael Henrique dos Reis, Luciana de Freitas Souza, Renata de Almeida Matos, Estefani Miris R. da Luz

Resumo


Resumo: Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), notificou casos de pneumonia, causada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-COV-2, este se refere a uma doença respiratória aguda denominada Corona Vírus Disease (COVID-19). Em razão disto, as instituições hospitalares se organizaram a fim de garantir a segurança de seus profissionais e condições que propiciassem a redução do contágio. Destaca-se entre essas ações, as atividades educativas com uso de metodologias ativas de ensino. Objetivo: Descrever a experiência no Hospital do Câncer de Muriaé na aplicação de metodologia ativa de ensino para o controle e prevenção da COVID-19 na instituição.  Metodologia: relato de experiência de Enfermeiros instrutores de treinamento na aplicação da gamificação como metodologia ativa de ensino para lideranças visando à preparação para o enfrentamento da COVID-19. Resultados: A aplicação da metodologia gerou um índice de satisfação de 98% entre os participantes. O momento presencial, interativo e descontraído promoveu oportunidades de troca de conhecimentos e experiências a respeito das medidas de controle e prevenção da COVID-19 resultando na elaboração da uma cartilha com perguntas e respostas que foi disponibilizada para toda a instituição. Conclusão: O uso de metodologias ativas de ensino, como a gamificação, permitem a interação coletiva, alcançando maior satisfação e interação dos participantes, o que contribui para uma aprendizagem com significado. Entretanto, é necessário que se realize mais pesquisas com o objetivo de avaliar a eficácia da gamificação na educação corporativa.




ISSN 2179-1589

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