REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZANDO REDES SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Patricia Mônica Ribeiro, Samuel Oliveira Antonelli

Resumo



 

Objetivo: Descrever o uso de rede sociais como meios para compartilhamento de orientações de promoção à saúde para gestantes durante a pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência de discentes de um Programa de Residência em enfermagem obstétrica de uma Universidade pública de Minas Gerais. Estas ações se iniciaram com a criação de um perfil na rede social Instagram®? e Facebook® e estão ocorrendo desde o início da pandemia de COVID-19.  As postagens são criadas com base nos referencias dos manuais do Ministério da Saúde brasileiro e de artigos científicos. Resultados: As postagens no Instagram®? e no Facebook® abordaram temas como  aleitamento materno; cuidados com o recém-nascido e o lactente na introdução alimentar,  prevenção de atividades para as crianças durante o isolamento e informações a respeito da COVID-19. Notou-se boa aceitação e interação com o material divulgado, por parte do público, composto sobretudo por gestantes, acadêmicos e profissionais de saúde. Conclusão: As redes sociais constituem instrumentos potentes para educação em saúde, desde que alcancem o público-alvo e utilizem-se de informações pertinentes e com comprovação científica. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Nessa perspectiva, os estudantes e os profissionais de saúde devem reconhecer que esses espaços virtuais na Internet podem ser territórios de produção do cuidado em saúde, por ser de fácil acesso, abrangem um vasto público, sobretudo em momentos de distanciamento social.




ISSN 2179-1589

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