REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PANDEMIA

Bianca Machado Cruz Shibukawa, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino, Vanessa Paula Lanjoni, Ieda Harumi Higarashi

Resumo


Introdução: a saúde da criança possui diversas peculiaridades e seu ensino para as turmas de enfermagem, requerem atenção e rigor programático, visto que é um assunto extenso e de grande importância, e mediante o cenário de pandemia, as escolas e universidades precisaram se adequar a realidade digital. Objetivo: relatar a experiência do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem. Método: estudo do tipo relato de experiência acerca do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil em agosto de 2020. Todo o layout e conteúdos foram previamente construídos pelas professoras na plataforma do Google. Os alunos receberam a explicação de como seria realizada a atividade por meio de aula online ao vivo. A WebQuest montada era totalmente intuitiva, com conteúdos para leitura, vídeos, chat de interação e ao final um questionário com perguntas sobre a disciplina. Resultados: os alunos deixaram diversas mensagens de satisfação com o método aplicado, afirmando que ferramentas como esta trazem leveza ao aprendizado em assunto tão complexo como é a saúde da criança, e também promove o entretenimento em momento de pandemia. Discussão: a utilização de metodologias ativas para o ensino de saúde da criança é essencial para a fixação do conteúdo, bem como a participação dos alunos na aula online. Conclusão: a ferramenta WebQuest foi aplicada com êxito e obteve aprovação dos acadêmicos de enfermagem. Contribuições e implicações para a Enfermagem: a aplicação de diferentes métodos de ensino no curso de enfermagem na saúde da criança, permite ao acadêmico a reflexão acerca das questões apresentadas para resolução das atividades, formando profissionais com forte senso crítico-reflexivo.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO