REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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TÉCNICA DE HOCHSTETTER: UM ESTUDO DO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Cristiano Oliveira de Souza, Geraldo Cunha Cury

Resumo


INTRODUÇÃO: para a administração de medicamentos intramuscular há quatro regiões conhecidas: Ventro Glútea, Vasto lateral da Coxa, Deltoide, e Dorso Glútea. A região Ventro glútea, denominada como técnica de Hochstetter, é considerada a região mais segura para administração de medicamentos intramuscular. Em contrapartida, às diversas características dessa região que a elegem o local mais seguro para administração de injeção intramuscular, está a pouca utilização da técnica de Hochstetter pelos profissionais de enfermagem. OBJETIVO: investigar a influência que o processo formativo dos profissionais de enfermagem exerce em relação à utilização da Técnica de Hochstetter para administração de medicamentos. MÉTODOS: trata-se de um estudo exploratório, quali-quantitativa, foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas, no período de outubro e novembro de 2017. Aprovado pelo CEP da UFVJM pelo parecer nº 2.344.869. RESULTADOS: constatou-se que durante a formação de 47,83% dos entrevistados os quatro sítios para injeção intramuscular foram abordados, já para 52,17% a Técnica de Hochstetter não foi abordada. Quanto à frequência de utilização da região Ventro Glútea para administração intramuscular, 82,61% dos entrevistados afirmaram que nunca utilizaram a região e 17,39% utilizaram, mas sem frequência.  DISCUSSÃO: a escolha do sítio de administração intramuscular deve basear-se em uma avaliação clínica individual, mas a literatura aponta a região Ventro Glútea como a mais segura e o Deltoide e Dorso Glúteo como as menos indicadas. Contrapondo a literatura, os dados obtidos apontam que inversão dessa premissa na prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: há a necessidade de rever a forma de ensino de administração de medicamentos intramuscular durante a formação dos profissionais de enfermagem. Torna-se indispensável para aumentar à autonomia dos estudantes e proporcionar a inserção da técnica de Hochstetter na prática à utilização de metodologias ativas de ensino na enfermagem.




ISSN 2179-1589

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