REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

QUIZ AUDITORIA: FERRAMENTA DE ENSINO REMOTO

Danielen Antunes Eggres, Letice Dalla Lana, Letice Dalla Lana

Resumo



 

Introdução: A suspensão das atividades em instituições de ensino superior demandou a implementação de ações remotas por meio de tecnologias de informação e comunicação. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na construção e implementação do Projeto de Ensino à distância intitulado “Quiz Auditoria”. Método: Relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem em um Projeto de Ensino remoto denominada “Quiz Auditoria” por uma universidade do Rio Grande do Sul entre junho e julho de 2020. Projeto estruturado no Google Forms em três etapas com questões sobre Auditoria nos Serviços de Saúde e de Enfermagem. A divulgação deu-se por e-mail e mídias sociais. O feedback aos participantes do projeto foi o número de acertos e referenciais teóricos. Resultados: A fase de seleção das questões e de referenciais teóricos escolhidas para os formulários permitiu o aprofundamento teórico sobre a temática. A participação semanal favoreceu o conhecimento, responsabilidade formativa, organização das atividades e o desenvolvimento de habilidade de uso e elaboração de tecnologias de informação e comunicação. A disponibilidade da acadêmica em sanar dúvidas e auxiliar os discentes participantes do projeto facilitou a adesão e o cumprimento da proposta. Contribuições: A participação acadêmica nas etapas de planejamento e implementação do projeto é primordial para a viabilidade e efetividade de modo remoto, visto a alta adesão de participantes. É cabível e viável executar projetos de ensino em meio a suspensão das aulas, principalmente por meio de quizzes. Implicações para a Enfermagem: A oferta de atividades de ensino aliada ao uso de tecnologias de comunicação remota é capaz de estimular a leitura de referenciais teóricos, facilitar o conhecimento de forma didática e interativa, além de servir como preparo para o uso das metodologias em processos de seleção.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO