REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

WEBINARS EM ONCOLOGIA PROMOVIDAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Sara Soares Ferreira da Silva, Mahanny de Souza Anizio, Esther Brandão, Julia Marques de Oliveira Santos, Ana Cristina Silva Pinto

Resumo


Introdução: Com o advento do isolamento social devido à Covid-19, as webinars foram amplamente adotadas para realização de atividades pedagógicas suplementarmente. Objetivo: Relatar a contribuição da Liga Acadêmica de Atenção em Oncologia para divulgação do conhecimento científico durante a pandemia por Covid-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades remotas organizadas por estudantes de enfermagem e ministradas por Enfermeiros, especialistas de um Instituto de referência em Oncologia, na modalidade remota. Resultados: As webinars contaram com 266 participantes graduandos e pós-graduandos de enfermagem, além de discentes de nutrição, fisioterapia, ciências biológicas e odontologia. Foram abordados os temas: oncogênese, assistência ao paciente oncológico portador de Covid-19, recomendações em oncologia em tempos de pandemia, manejo do paciente oncológico e atribuições da enfermagem na detecção precoce do câncer de mama. Discussão: as atividades propiciaram um ambiente de ensino-aprendizagem rico e acolhedor, contudo diversos desafios se mostraram pertinentes, como: familiaridade com plataformas de comunicação, instabilidade da conexão com a Internet, inadequabilidade de espaços físicos a realização de aulas remotas e limitações de acesso ao ensino remoto. Contudo, as atividades possibilitaram aprendizado, crescimento profissional e maior contato de discentes com a Oncologia além de possibilitarem maior espaço de participação dos ouvintes em comparação aos eventos presenciais anteriores realizados pela Liga. Aos discentes organizadores, foi possível desenvolver competências relacionadas a planejamento e trabalho em equipe. Conclusão: As atividades remotas educativas, de forma suplementar, se mostraram como meios viáveis para promoção do acesso ao aprendizado, contudo geraram novos desafios capazes de comprometer a qualidade de tal processo. Contribuições para a enfermagem: Apesar do contexto desfavorável, a enfermagem persistiu buscando aprimoramento de sua formação, investindo em novas formas de proporcionar e adquirir conhecimento mantendo o processo ensino-aprendizagem sem renúncia da qualidade do ensino.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO