REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA - IMPACTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

Deborah Helena Batista Leite, Ana Caroline Lima do Nascimento, Fabrícia Alves Pereira, Wilma Tatiane Freire Vasconcelos, Sônia Maria Josino dos Santos

Resumo


 

Introdução: Parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção abrupta da frequência cardíaca, movimentos respiratórios e perda de consciência que causa danos cerebrais irreversíveis e morte, se as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) não forem realizadas imediatamente e de forma correta. Outrossim, em vista da ocorrência inesperada da PCR, existe a necessidade do treinamento de socorristas e indivíduos leigos em diversos âmbitos sociais, inclusive nos cursos de graduação em saúde, para que haja segurança na sobrevida da vítima até a chegada da equipe de suporte avançado. Objetivo: O estudo teve o objetivo de avaliar o impacto de uma intervenção educativa em Parada Cardiorrespiratória. Método: Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo realizado com a população composta por 30 estudantes do Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que integram como público alvo, o Projeto de Extensão Ações extensionistas para capacitação no Suporte Básico de Vida no atendimento das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Resultados: Os resultados dos pós testes após as intervenções alcançaram uma média maior de acertos em comparação aos pré testes. Discussão: É notória a influência das intervenções nos resultados encontrados, demonstrando que as atividades teóricas da extensão foram imprescindíveis na aquisição de conhecimento da amostra deste. Mostrando assim que a teoria, tanto quanto a prática, é essencial na construção do conhecimento. Conclusão: Considerando o êxito nas ações educativas realizadas e o cumprimento dos objetivos propostos, avaliou-se que as ações educativas na prática de reanimação cardiopulmonar contribuíram para a formação dos discentes. Contribuições e implicações para a enfermagem: Assim, vê-se a importância das ações extensionistas realizadas no tocante a aprendizagem no Suporte Básico de Vida na formação profissional do enfermeiro.

 




ISSN 2179-1589

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