REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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SÍNDROME DE BURNOUT EM DISCENTES DE CURSOS SUPERIORES ASSOCIADOS À SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Vinicius Vicente de Souza, Samuel Lucas da Silva, Lucinete Duarte dos Santos Ferreira

Resumo



 

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout (SB) é de derivação psicológica, sendo qualificada por sentimentos de exaustão emocional e distanciamento referentes à resposta prolongada aos provocadores de estresse no trabalho, abrangendo três pontos: despersonalização, redução da realização profissional e exaustão emocional. OBJETIVO: Buscar na bibliografia científica disponível produções que elucidem sobre a relação da síndrome de Burnout e  discentes  de cursos da área de saúde ofertados no Brasil e no mundo. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa na base de dados BVS, utilizando os descritores MeSH: Burnout, health occupations, student. Foram incluídas publicações em português e inglês, de qualquer tipo de estudo e dos últimos 5 anos. As buscas foram realizadas em agosto de 2020, a análise inicial foi realizada com base no título e no abstract das produções encontradas, posteriormente foi requerido o texto integral dos estudos que discorrem acerca da seguinte pergunta de pesquisa: “Estudantes da área da saúde têm apresentado síndrome de Burnout?”. RESULTADOS: 37 artigos foram captados. Após as filtragens devidas foram selecionados 14 artigos armazenados no banco de dados da base MEDLINE.  Os artigos tratavam, em sua maioria,  de Burnout em estudantes de enfermagem, odontologia, medicina, quiropraxia. Viu-se que o desgaste profissional alcança mais de 50% dos estudantes e profissionais de saúde em todo o mundo e a prevenção está associada à boa qualidade do sono e a prática de atividade física. CONCLUSÃO: A SB é capaz de interferir no desenvolvimento da aprendizagem e no bem estar psicológico dos alunos. Treinamentos psicossociais com eles podem apresentar reflexos positivos  prevenindo a síndrome. Estes treinamentos se concentram no aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal e das habilidades de comunicação entre os estudantes, pois abordam o controle do esgotamento e intensificam a autoestima e senso de coerência. Devido à seriedade do tema em questão, mais pesquisas devem ser incitadas nesse âmbito.

 




ISSN 2179-1589

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