ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO COVID-19
Resumo
Introdução: Diante da pandemia causada pelo COVID-19 a sociedade tem enfrentado desafios e necessidades de adaptações em diversas frentes (OPAS, 2020). O distanciamento social, no contexto da educação superior, fechou as universidades passando a exigir um novo modelo educacional substituindo as aulas presenciais por aulas digitais enquanto durar a pandemia (BRASIL, 2020). Objetivo: Refletir sobre a educação superior em enfermagem frente à pandemia. Método: Estudo descritivo, de revisão bibliográfica nas bases Scielo, Lilacs e Medline. Foram encontrados 4 artigos com publicação até o momento. Resultados: A abrupta interrupção do ensino universitário presencial fez com que docentes e discentes de enfermagem se reinventassem diante desse contexto, valorizando mais do que nunca o autoaprendizado. O interessante uso de ferramentas tecnológicas (salas virtuais) nas aulas de enfermagem potencializaram o trabalho dos envolvidos, disponibilizando aulas remotas teóricas, orientações e atividades. Também houve um estímulo à participação em eventos científicos on-line e editais de fomentos/incentivos a pesquisa contra o vírus e seus impactos, estimulando o ensino e a aprendizagem (COSTA, 2020). Discussão: Para Torres (2020) o repto dos docentes enfermeiros em adaptar os conteúdos e dinamismo de sala de aula ao novo modelo recomendado sem prejuízo no processo de aprendizagem ressalta ainda mais a importância das instituições de ensino superior a esta modalidade de educação. Conclusão: A nova pandemia trouxe mudanças para todo o sistema de educação e a enfermagem, tão valorizada no momento, necessita de uma adequada formação, portanto, a tecnologia deve ser entendida como complemento no crescimento acadêmico/profissional. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: A reinvenção da enfermagem socialmente comprometida oferece resposta eficaz ao próximo. Quanto á formação de futuros profissionais de enfermagem é desafiador o contexto de educação virtual para algumas disciplinas, se fazendo necessário prática, assim o método remoto se apresenta insuficiente para as habilidades exigidas em cuidar de seres humanos