REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Dança na Escola: Uma abordagem a partir dos exergames.

ANA CAROLINE TAVARES LUCAS, Tuffy Felipe Brant, Isadora Monteiro Santos

Resumo


O presente trabalho é de caráter qualitativo descritivo, e tem como objetivo identificar a visão de alunos de Ensino Fundamental sobre Dança. A amostra foi composta por 12 alunos de 8° e 9° anos, de uma escola particular do interior de São Paulo. Segundo a bibliografia, vemos que o ensino de Dança dentro das escolas é, em muitos casos, inexistente, ou somente é usada como atrativo em datas comemorativas. Além disso, questões como preconceito, vergonha, padrões e modelos, também influenciam na participação e interesse dos alunos pela Dança. Utilizando para tal três experiências: Dança Criativa, Reprodução Coreográfica e Dança no exergame. Foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas. Concluímos que a prática mais aceita pelos alunos foi a Dança no exergame, e que a melhor tática para o ensino da Dança no ambiente escolar é utilizar de todas as três experiências, sendo possível assim que o aluno vivencie várias formas e desmistifique o que é a Dança para si e para a sociedade em que está inserido. 

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO