REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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Redes sociais e a sua influência na subjetividade adolescente

Cindy Evelyn Martins, Elizabeth Soares Assis, Ericka Gaudereto Carmona, Marcílio Antonio Vitoriano, Nádia Fernanda Schimitt Marinho

Resumo


Mediante os avanços tecnológicos e seus impactos no desenvolvimento das relações interpessoais, o presente estudo buscou compreender como o adolescente contemporâneo se torna suscetível de manipulação pelas redes sociais. Como método, foi utilizada a revisão integrativa na qual foram encontrados, através da expressão de busca: (subjetividade OR identidade) AND ("redes sociais" OR internet OR instagram OR facebook) AND (adolescência OR jovens OR adolescentes OR adolescente), 81 artigos no total. Como critérios de inclusão de artigos foram utilizados “língua portuguesa”, “artigos de campo com textos completos disponíveis” e artigos que respondem a pergunta base da pesquisa. O critério de exclusão foi: “duplicidade”. Foram analisados 11 artigos selecionados através das bases de dados: Lilacs, Scielo e Pepsic. Os resultados dos estudos apontaram que a dependência tecnológica é admitida e normatizada tanto pelo sujeito adolescente como também pela sociedade. O adolescente encontra-se na faixa etária de pessoas que mais utilizam as redes sociais, e por consequência, se tornam o público mais suscetível à manipulação. Adicionalmente, a necessidade de validação social e constante exposição aos algoritmos, torna-os mais prejudicados diante da Dependência de Internet (DI). Assim, a partir da investigação científica, foi possível observar que com o objetivo de tornar o usuário um produto, as redes sociais correlacionam o que o sujeito faz com o que os demais têm feito por meio dos algoritmos. Diante desta exposição, o adolescente se torna suscetível a manipulação do seu eu real para o eu idealizado por meio da validação virtual. Sugerimos mais análises periódicas e longitudinais em relação ao tema.

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ISSN 2179-1589

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