E-RACE - REVISTA DA REUNIÃO ANUAL DE CIÊNCIA E EXTENSÃO, No 12

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CRIAÇÃO DE SINAIS E DE UM MANUÁRIO PARA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM UMA CLÍNICA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Shara Karuline BORGES, Joyce Luisa Lopes SATURNINO, Mateus Maia de Sousa Brum OLIVEIRA, Thiago de Amorim CARVALHO

Resumo


A acessibilidade e a inclusão social têm sido amplamente discutidas no contexto do ensino superior. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiencia da construção de um manuário de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que facilita a comunicação entre estudante/profissional e paciente durante o atendimento odontológico para pessoas surdas. Para elaboração do manual três etapas foram seguidas: a seleção dos termos mais comuns em uma consulta odontológica por uma estudante e um profesor de Odontologia. Depois uma aluna de fisioterapia, surda, junto com a estudante de Odontologia criaram os sinais e adaptaram os sinais de forma que ficassem simples e aceitáveis pela comunidade surda. Por último o profesor da disciplina de LIBRAS e também intérprete treinou as estudantes para que pudessem ser fotografadas e filmadas. Enquanto a aluna de Odontologia fez a sinalização direta, a estudante de fisioterapia fez a explicação em LIBRAS do procedimento sinalizado. Todas as fotos e gravações foram realizadas no estúdio do UNIPAM sob supervisão dos professores orientadores. Foi elaborado um material didático, já em processo de publicação digital com conteúdo teórico escrito, e conteúdo disponibilizado em vídeo, em um canal do Youtube, que será distribuído gratuitamente para os diversos cursos e faculdades de Odontologia do Brasil. Espera-se com este material ampliar o acesso da pessoa surda aos atendimentos odontológicos, com a minimização de barreiras, especialmente as de comunicação, além de subsidiar a sensibilização de estudantes e professores de Odontologia para ações inclusivas, ainda no âmbito da formação em saúde.

Texto Completo: CRIAÇÃO DE SINAIS