E-RACE - REVISTA DA REUNIÃO ANUAL DE CIÊNCIA E EXTENSÃO, No 13

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DESAFIOS NA VIVÊNCIA CLÍNICA DE DISCENTES DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

Marcella Alves dos ANJOS, Maria de Lara Araújo RODRIGUES, Bruna Navarro Camargo da SILVA, Eduardai Betiat MENEGAZZO, Jaqueline Vilela BULGARELI

Resumo


O objetivo deste estudo foi elencar e compreender os desafios vivenciados na clínica de adolescentes da disciplina Unidade de Saúde Humana. Trata-se de um estudo exploratório descritivo. Participou do estudo estudantes (n=20) do último período do curso (10º período). A coleta de dados foi obtida por um questionário semiestruturado, Google Forms, aplicado em três encontros com duração de 90 minutos, seguindo os critérios da etapa “seleção dos problemas”, estabelecidos pelo método Altadir de planejamento popular (MAPP). Os estudantes selecionaram três desafios vivenciados na prática clínica, classificando-os quanto aos critérios de importância (alta, médio e baixo); capacidade de enfrentamento (dentro, parcial e fora); o nível de urgência (nota de 0 a 10) e interesse em resolvê-lo (sim ou não). Realizou-se análise descritiva quantificando a frequência relativa e absoluta dos desafios em relação aos critérios citados. A organização do processo de trabalho (pacientes faltosos, dispensação dos materiais pela equipe auxiliar e horário da clínica compatível com o horário escolar) foi o desafio escolhido, seguido das dificuldades relacionadas à produtividade e infraestrutura. O estudo possibilitou que os participantes desenvolvessem capacidade problematizadora, reconhecendo o seu o papel ativo no processo de ensino aprendizagem.

Texto Completo: DESAFIOS