E-RACE - REVISTA DA REUNIÃO ANUAL DE CIÊNCIA E EXTENSÃO, No 13

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O PAPEL DA FISIOTERAPIA NA MELHORA DAS HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Diego Serafim DOS REIS, Guilherme Marques MACIEL, Jose Matheus Silva Prado MASCARENHA MASCARENHA, Marcos Alves DE LIMA, Renato Marques PRADO JÚNIOR

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social, bem como pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O objetivo da revisão foi entender qual o real papel do fisioterapeuta na melhora das habilidades motoras de crianças com TEA e as condutas fisioterapêuticas que podem ser utilizadas, de forma que possa contribuir para o fornecimento de evidências clínicas e bibliográficas no âmbito científico. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica acerca do assunto. Foram revisadas literaturas nas quais se aplicaram diferentes técnicas, recursos e abordagens terapêuticas. A revisão foi realizada através de buscas nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), PUBMED, Physiotherapy Evidence Database (PEDRO), abordando outras revisões bibliográficas e ensaios clínicos randomizados. Após pesquisas nas bases de dados foram eliminados 23 artigos e 9 foram incluídos, totalizando 32 encontrados. Pôde-se concluir ao final do estudo que a fisioterapia tem papel importante no aprimoramento da função motora fina, grossa e equilíbrio, trazendo benefícios subsequentes até mesmo comportamentais. Em contra partida aos aspectos positivos da conclusão, é possível notar nos artigos uma falta de protagonismo da fisioterapia dentre os estudos de forma mais acintosa, abordando-a como parte importante de uma equipe multidisciplinar, mas sem um foco maior nas características de sua atuação, além da amostragem dos ensaios clínicos de característica reduzida. Palavras-chave: Fisioterapia; Autismo; Habilidades motoras

Texto Completo: O PAPEL DA FISIOTERAPIA