E-RACE - REVISTA DA REUNIÃO ANUAL DE CIÊNCIA E EXTENSÃO, No 13

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AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE A OSTEORRADIONECROSE

Júnia Rosa de SOUZA, Mônica Silvério SILVA, Luiz Fernando Barbosa de PAULO, Lívia Bonjardim LIMA

Resumo


A osteorradionecrose (ORN) é uma complicação oral tardia grave do tratamento de câncer da região de cabeça e pescoço. A ORN é consequência de altas doses de radioterapia que favorece a isquemia dos ossos gnáticos e aumenta o risco de desenvolver necrose óssea. O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de conhecimento sobre ORN de estudantes do curso de Odontologia em Uberlândia-MG. É um estudo de caráter descritivo e exploratório feito de forma remota, através de um questionário com 14 questões encaminhado por e-mail aos estudantes de duas Faculdades. Foi utilizado estatística descritiva para avaliar os dados coletados (número absoluto, porcentagem, medidas de tendência central e de variância) e inferencial (qui quadrado). Foram obtidas 73 respostas, destes 48 (65,75%) cursavam Odontologia em um curriculum de cinco anos e 25 (34,25%) em um curriculum de quatro anos. Os resultados do teste estatístico qui quadrado apontaram diferença no conhecimento sobre o conceito (p= 0,0222) e prevenção da ORN (p= 0,0312). Discentes de curso com duração maior tiveram mais oportunidade de atender pacientes oncológicos que fizeram ou estavam em tratamento com radioterapia na região de cabeça e pescoço (p= 0,0020) e pacientes com complicações orais ou faciais desenvolvidas após o tratamento com radioterapia (p= 0,0208). Foi possível concluir que a duração menor do curso pode ter relação com o prejuízo da grade curricular em abordar este tema na graduação. Para os futuros profissionais é essencial o preparo da prática clínica visando a boa prevenção, estabelecimento do diagnóstico e tratamento de complicações orais da radioterapia, tratamento cada dia mais frequente para pacientes. 

Texto Completo: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO