Ajuda do Sistema

Questões Frequentemente Perguntadas (FAQ)

  1. Como montar uma revista no sistema?
  2. Onde eu posso encontrar suporte técnico, informar bugs, e sugerir melhorias no sistema?
  3. Como traduzir o sistema para outros idiomas?
  4. Por que está aparecendo a mensagem "Esta revista não está aceitando submissões neste momento"?
  5. Como disponibilizar acesso a manuscritos que estão no estágio "em revisão" ou em "pré-impressão" antes de serem publicados pela revista?
  6. Como informar o público que minha revista está disponível na Web?
  7. Como apresentar um histórico do Expediente da revista?
  8. Como cadastrar leitores como avaliadores da revista?
  9. Como encontrar mais avaliadores para uma submissão além da lista atual de avaliadores disponíveis?
  10. Quais os diferentes formatos e políticas que uma revista pode adotar para publicar seu conteúdo como de Acesso Livre, tornando-o gratuito aos leitores?

1. Como montar uma revista no sistema?

  1. Baixe o sistema e instale o programa, seguindo suas instruções de instalação, em um servidor que atenda aos requisitos de software.
  2. Use o login e a senha de Administrador informados durante a instalação para acessar o sistema.
  3. Crie uma nova revista em Revistas Hospedadas.
  4. O Administrador do Sistema será automaticamente cadastrado como Gerente da nova revista, mas podem ser criados outros usuários com Função de Editor Gerente, se necessário.
  5. O Editor Gerente entra em Configuração e preenche os cinco passos (não necessariamente todos de uma vez), cujo resultado será um portal pronto para receber submissões, gerenciar o processo editorial e publicar a revista on-line.
  6. Consulte OJS em uma Hora para maiores informações sobre como utilizar o sistema.

2. Onde eu posso encontrar suporte técnico, informar bugs, e sugerir melhorias no sistema?

O Public Knowledge Project opera um Forum de Suporte onde pode-se pesquisar por muitas respostas e colocar novas perguntas. Por exemplo, mensagens de erro podem ser pesquisadas, levando a soluções propostas para os assuntos mais comuns. Caso não encontre o que precisa, o usuário pode perguntar para pkp-support@sfu.ca. Informes sobre Bugs devem ser submetidos para o Bugzilla do PKP.

3. Como traduzir o sistema para outros idiomas?

Instruções para tradução estão disponíveis no arquivo docs/README que está incluído com o código fonte do sistema. Informações adicionais sobre tradução podem ser encontradas no Fórum de Suporte do PKP.

4. Por que está aparecendo a mensagem "Esta revista não está aceitando submissões neste momento"?

Caso o Editor Gerente ainda não tenha criado nenhuma seção para a revista (por exemplo, Artigos, Livros, Revisões, etc.), os autores verão esta mensagem durante o processo de submissão. Também, caso o Editor Gerente tenha habilitado a opção "Restrita a Editores e Editores de Seção", para todas as seções criadas, somente os Editores e Editores de Seção poderão submeter à revista.

5. Como disponibilizar acesso a manuscritos que estão no estágio "em revisão" ou em "pré-impressão" antes de serem publicados pela revista?

O sistema oferece a Editores duas opções para "acesso a pré-impressos (pré-prints)". Pode ser criada uma seção na edição atual, na qual são inseridos aprovados para uma futura edição ainda por definir e publicar. O artigo pré-impresso é incluído no Sumário da edição atual. Quando a próxima edição estiver pronta para publicação, basta remover os artigos da edição atual e agendá-los na próxima edição. Outra opção, mais restrita, é o Editor pode fazer uso da URL criada em "Leitura de Provas" na Edição da submissão, possibilitando o acesso da "pré-visualização" do artigo (para usuários privilegiados) antes de ser publicado em uma edição da revista. Enquanto isso, o PKP está avaliando o interesse nesta funcionalidade para considerar a criação de uma opção formal para tal funcionallidade.

6. Como informar o público que minha revista está disponível na Web?

Sua revista deverá ser indexada pelo Google e outros grandes sistemas de busca sem muito esforço, porém é importante tomar algumas atitudes pró-ativas. Certifique-se de registrar a revista no Coletador de Metadados PKP Harvester em Configuração Passo 3, o que leverá sua revista a ser indexada em outros buscadores da Open Archives Initiative, incluindo o PKP Harvester e o OAIster. Se sua revista publica em Acesso Livre, entre em contato com a biblioteca de sua instituição para saber como listar sua revista dentre as revistas eletrônicas e como entrar em contato com uma série de listas de bibliotecas com ferramentas de pesquisa on-line. Verifique a possibilidade de usar listas de discussão ou portais na web de grupos relevantes para anunciar uma "chamada para submissão de artigos" ou o lançamento da revista. Finalmente, em Configurações de Segurança/Accesso sob Configuração (2.5), o Editor Gerente deve permitir o cadastro de Leitores para que estes recebam a notificação de nova edição publicada, entre outras informações relevantes.

7. Como apresentar um histórico do Expediente da revista?

O Editor Gerente pode criar uma página de "Histórico do Expediente" como um novo item no Sobre da Revista (item 2.6 na Configuração). Em tal página você pode informar o nome, título editorial e tempo de serviço dos membros da equipe editorial.

8. Como cadastrar leitores como avaliadores da revista?

Em Configurações de Segurança/Accesso (2.5), sob Configuração, o Editor Gerente pode habilitar o cadastro de Avaliadores, Autores e Leitores. Os Avaliadores posteriormente aparecerão entre aqueles que o Editor de Seção pode escolher e designar para avaliar uma submissão. Em Configuração 5.7, o Editor Gerente pode informar em "Aos Leitores" sobre o interesse da revista em ter leitores atuando como Avaliadores da Revista. Da mesma forma, a revista pode encorajar o cadastro de Leitores com o propósito de realizar mala direta ou para identificar o número de leitores existentes.

9. Como encontrar mais avaliadores para uma submissão além da lista atual de avaliadores disponíveis?

Existem várias técnicas possíveis. Uma vez identificado um Avaliador potencial, seu e-mail e afiliação podem ser encontrados usando ferramentas de busca com o nome da pessoa.

  1. Use a bibliografia do artigo a ser avaliado para identificar pessoas apropriadas, e depois use seus nomes completos no Google para encontrar suas instituições e depois seu endereços de e-mail.
  2. Use pesquisas Booleanas no Google baseadas em palavras chave sobre o autor (por exemplo, pós-colonialismo + literatura + "África do Sul") para identificar materiais on-line relacionados e pessoas trabalhando na mesma área.
  3. Baseado em como o autor identificou o assunto do artigo (veja Metadados no resumo da submissão), envie perguntas a colegas sobre o nome de um possível avaliador com o conhecimento desejado da área identificada.
  4. Visite outras revistas on-line da área para identificar autores que podem atuar como avaliadores para um artigo específico submetido à sua revista.

10. Quais os diferentes formatos e políticas que uma revista pode adotar para publicar seu conteúdo como de Acesso Livre, tornando-o gratuito aos leitores?

Você pode consultar "As Nove Camadas de Publicações Científicas de Acesso Livre" de John Willinsky na Revista de Pós-graduação em Medicina. Também, a Fundação Soros preparou um a Guia para Publicações de Acesso Livre e Sociedades do Conhecimento que é "um guia destinado a ajudar sociedades do conhecimento — e editores de menor porte — a avaliarem as opções disponíveis para o futuro das políticas de publicação de revistas". SPARC, a Coalizão de Publicação do Conhecimento e Recursos Acadêmicos, também dispõe de muita inforação relacionada a publicações de Acesso Livre.