A EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS DA DOR ASSOCIADAAEXERCÍCIOS FÍSICOS PARA AMELHORA DA SÍNDROME DOLOROSAMIOFASCIAL E DA FUNCIONALIDADE EM ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O presente estudo aborda a eficácia da educação em neurociências associada a exercícios físicos para melhora da síndrome dolorosa miofascial e da funcionalidade em adultos Objetivo:Verificar a eficácia da educação em neurociências associada a exercícios para amelhora da dor miofascial e da funcionalidade em adultos, investigando na literatura científicase a reconceitualização da dor contribui para atender as expectativas, crenças e entendimento do paciente através da relação cérebro-corpo. Métodologia: Esse estudo trata-se de uma revisão da literatura fundamentada em pesquisas através da inserção dos seguintes descritores: “Dor miofascial” “Exercício físico” “Neurociências” nas bases de dados Scielo, Pubmed e PEDro, nessa perspectiva foram encontrados 61 artigos, porém desse número apenas 7 convergiam com os objetivos da pesquisa. Os estudos e análises foram realizados nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2022, de acordo com as coletas realizados, os critérios de inclusão limitaram-se a artigos em português e inglês, publicados nos anos de 2017 a 2021. Resultados e discussões: Informações educativas básicas potencializam o gerenciamento da Educação em Neurociências da dor (END), pois a combinação do treinamento de controle motor direcionado à cognição e a exercícios físicos para melhorar a habilidade motora, promove resultados positivos de curto prazo na dor, em comparação a pratica do exercício isolado. Considerações finais: Em virtude dos fatos mencionados anteriormente, é possível afirmar que um programa de Educação em Neurociências da dor, associado a exercícios físicos para a melhora da síndrome dolorosa miofascial e funcionalidade em adultos exercem o papel de reestabelecer os padrões motores, cognitivos e comportamentais potencializando a atividade muscular, otimizando o aspecto geral da saúde do paciente. Essa pesquisa é uma revisão de literatura, dessa forma é plausível reconhecer suas limitações, assim sugerimos ao leitor que tem interesse em investigar sobre esse assunto, requisitar outras fontes e verificar novas informações.
Palavras-chave:Dormiofascial; Exercício físico; Neurociências
REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE
PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
ISSN 2965-2340