PANORAMA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DE TESES DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUZIDAS ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2019 E RETIRADAS DE UMA BASE DE DADOS PÚBLICA
Resumo
Conceitualmente, o processo de avaliação do ensino-aprendizagem vem passando por profundas transformações. A avaliação formativa ganhou destaque nesse cenário como ferramenta de análise integral desse processo, destacando as potencialidades do aluno e estimulando o seu crescimento por meio dos procedimentos devolutivos ou de feedback. Apesar de todos esses avanços no campo teórico, observamos poucas mudanças no dia-a-dia das instituições, como pode ser observado nesses seis diferentes estudos publicados entre 2015 e 2019 de uma base de dados pública compilados para essa publicação.
Palavras-chave: Avaliação formativa. Aprendizagem. Ensino. Ensino superior
Texto Completo: PDF
REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE
PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
ISSN 2965-2340