REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE, Vol. 3, No 3 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PANORAMA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DE TESES DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUZIDAS ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2019 E RETIRADAS DE UMA BASE DE DADOS PÚBLICA

Ezequiel Fabiane Spanholi, Osmar Pedrochi Junior, André Sant´Anna Zarife, Rita de Cássia Santos Pereira Benigno, Maria das Graças Moura Lobo Moreira, André Costa Matos

Resumo


Conceitualmente, o processo de avaliação do ensino-aprendizagem vem passando por profundas transformações. A avaliação formativa ganhou destaque nesse cenário como ferramenta de análise integral desse processo, destacando as potencialidades do aluno e estimulando o seu crescimento por meio dos procedimentos devolutivos ou de feedback. Apesar de todos esses avanços no campo teórico, observamos poucas mudanças no dia-a-dia das instituições, como pode ser observado nesses seis diferentes estudos publicados entre 2015 e 2019 de uma base de dados pública compilados para essa publicação.

 

Palavras-chave: Avaliação formativa. Aprendizagem. Ensino. Ensino superior


Texto Completo: PDF

 

 

REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ISSN 2965-2340