REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE, Vol. 3, No 3 (2023)

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ENSINO MÉDICO: AS COMPETÊNCIAS CURRICULARES ESTÃO POSTAS À PROVA NAS AVALIAÇÕES?

Ezequiel Fabiane Spanholi, Maria das Graças Moura Lobo Moreira, Rita de Cássia Santos Pereira Benigno, André Costa Matos

Resumo


As escolas médicas vem sofrendo profundas alterações na sua metodologia de ensino. Desde que a universidade de McMaster no Canadá propôs, no ano de 1969, o uso de metodologias baseadas em problemas como ferramenta para o aprendizado, várias instituições de todo o mundo alteraram sua estrutura didática e passaram a incluir uma série de novas recomendações e competências. Essas mudanças, por sua vez, criaram uma heterogeneidade de projetos de ensino médico que, especialmente no Brasil, levaram à luz da especulação a dúvida se os profissionais em formação estariam sendo bem avaliados durante a sua formação no ambiente escolar. Entende-se que as alterações estruturais propostas devem refletir-se na essência dos conteúdos abordados em sala de aula e a avaliação é uma janela que permite observar a estrutura curricular do curso posta em prática tecendo comparações entre o saber e o saber  fazer.


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REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ISSN 2965-2340