REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE, Vol. 3, No 3 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES SOBRE HÁBITOS DIGITAIS

Ezequiel Fabiane Spanholi, Maria das Graças Moura Lobo Moreira, Rita de Cássia Santos Pereira Benigno

Resumo


O mundo digital abriu uma nova era na educação. O desenvolvimento tecnológico dos últimos 30 a 40 anos possibilitou uma verdadeira revolução na forma de ensinar e aprender, ao trazer para as sala de aula inúmeras ferramentas digitais. Porém, nem sempre foi assim. No inicio desse período em que o ser humano tornou-se o Homo Zappienssegundo a definição de Veen e Vrakking (2009), os hábitos digitais lúdicos eram vistos apenas como fonte de entretenimento e passaram a ser marginalizados a medida do tempo em que observa-se certa dependência dos mais jovens aos jogos eletrônicos e sua dispersão das tarefas escolares. Com o entendimento de que, tornar-se digital, era um caminho rico de possibilidades e, de certo modo, sem volta, a sociedade passou a explorar a gamificação e a interatividade como fonte de aprendizado, incorporando suas práticas e recursos em sala de aula. Mesmo vivendo tempos futuros hoje, notamos que sua implementação vem ocorrendo de maneira lenta e gradual talvez acelerada nos últimos meses pela necessidade de inovação e re-invenção da educação em tempos de pandemia.

Texto Completo: PDF

 

 

REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ISSN 2965-2340