REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE, Vol. 4, No 4 (2024)

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TELEFONE MÓVEL E AS POSSÍVEIS LESÕES QUE AFETAM A ESCRITA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Luis Henrique Salles de Carvalho Costa, Isis Braga, Elisângela Rocha Melo

Resumo


Resumo - Materiais e Métodos- Trata-se de uma pesquisa de campo on line anônima, por meio do software Google Forms, incluindo vídeos demonstrando testes, um estudo de caráter qualitativo, atual sobre o tema proposto. Selecionamos artigos publicados nos periódicos indexados entre 2015 e 2021, obtendo aproveitamento teórico sobre o tema. Resultados- Encontramos 18 artigos, desses 5 foram incluídos pelo título se encaixar no tema da pesquisa. Discussão- As questões investigadas nesta pesquisa objetivaram identificar, quais hábitos relacionados a utilização dos telefones móveis, e identificar quanto à ocorrência de prevalência de lesões nos membros superiores, causadas pelo uso excessivo do telefone móvel, que possam afetar a escrita de jovens estudantes do ensino médio. Um total de 196 estudantes, com idades entre 15 à 20 anos, contribuíram com a pesquisa. Observou- se que 66,9% utiliza o telefone móvel de 4h à 8h, 32,3% de 9h à 15h e 0,8% de 16h à 20h. Identificamos em 28,3% dos estudantes, dores nas mãos após escrever uma redação, dificuldade para escrever após utilizarem telefones móveis, diferença na letra e sentem a mão pesada ao escreverem após longos período de utilização do telefone móvel. Conclusão- Concluímos que estes estudantes já possuem lesões nos tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar, a síndrome do túnel do carpo e o aparecimento de formigamento ou dormência na mão, necessitando de atendimento com profissionais da Saúde, para um diagnóstico mais preciso e adequado.

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REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ISSN 2965-2340