REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE, Vol. 4, No 4 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: REPENSANDO A PRÁTICA PARA UM FUTURO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

Rafael Araújo Gomes Júnior, Ezequiel Fabiane Spanholi, James José de Carvalho Cadidé

Resumo


A formação docente em saúde assume um papel fundamental na construção de um sistema de saúde de qualidade. É através da formação inicial e continuada dos profissionais da educação que se garante a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

No entanto, o contexto atual da saúde, marcado por constantes mudanças e desafios, exige uma retomada na formação docente. As tradicionais metodologias de ensino, centradas na mera transmissão de conhecimentos, já não se mostram suficientes para preparar os educadores para lidar com as demandas complexas e multifacetadas da sociedade contemporânea. Diante das necessidades do mundo atual, torna-se urgente a construção de um modelo de formação docente em saúde que seja: Crítico e reflexivo: capaz de analisar criticamente a realidade social e os determinantes da saúde, bem como de problematizar as práticas pedagógicas e buscar soluções inovadoras para os desafios da educação em saúde. Baseado em evidências científicas: fundamentado em pesquisas e estudos científicos que demonstrem sua efetividade na promoção da aprendizagem e na melhoria da qualidade da educação em saúde. Contextualizado e interdisciplinar: que leve em consideração as necessidades específicas do contexto social e cultural em que se insere, bem como a interdisciplinaridade como ferramenta essencial para a compreensão dos problemas de saúde e a construção de soluções eficazes. Inovador e transformador: que incorpore novas tecnologias e metodologias de ensino, promovendo a aprendizagem ativa e participativa dos alunos, e que busque a transformação social através da educação em saúde. A construção de um modelo de formação docente em saúde que atenda às demandas do século XXI é um desafio impostergável. Através da implementação de uma formação crítica, reflexiva, baseada em evidências, contextualizada, interdisciplinar, inovadora e transformadora, podemos garantir a formação de profissionais da educação capazes de promover a saúde da população e contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Palavras-chave: formação docente, saúde, educação, aprendizagem, inovação.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Abbasi Abianeh N, Yazdani S, Heydari M, Farmad SA. Global perspectives on trends in health higher education. J Family Med Prim Care. 2022 Sep;11(9):4991-5003. doi: 10.4103/jfmpc.jfmpc_2461_21. Epub 2022 Oct 14. PMID: 36505656; PMCID: PMC9731060.

 

CAVALCANTE, L. I. P. et al. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesquisaeduca, 2011 v. 3, n. 6, p. 162–182.

 

Rouvinen H, Jokiniemi K, Sormunen M, Turunen H. Internet use and health in higher education students: a scoping review. Health Promot Int. 2021 Dec 23;36(6):1610-1620. doi: 10.1093/heapro/daab007. PMID: 33738490; PMCID: PMC8699394.

 

TREVISO, Patrícia; COSTA, Bartira Ercília Pinheiro da. THE PERCEPTION OF PROFESSIONALS FROM THE HEALTH AREA REGARDING THEIR TRAINING AS LECTURERS. Texto & Contexto - Enfermagem, 2017 v. 26, n. 1, http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017005020015

 

 




 

 

REVISTA TRANSDISCIPLINAR UNIVERSO DA SAÚDE

PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ISSN 2965-2340